terça-feira, 25 de junho de 2013

[Mal Posso Esperar] 50 Shades of Grey: The Movie (2014)

Um dos Filmes pelos quais mal posso esperar!
 
 
As 50 Sombras de Grey e respectivas sequelas têm agitado o mercado livreiro internacional com a sua história erótica sado-masoquista centrada em Anastasia Steele e Christian Grey, um casal tudo menos comum cuja ligação se baseia numa hierarquização e relação de controlo-submissão que ambos levam ao limite máximo. Entretanto, após um enorme sucesso caseiro – britânico – e, mais tarde, mundial, a Universal Pictures e a Focus Features compraram os direitos sobre os três livros pela módica quantia de (dizem os rumores) 5 milhões de dólares. Eis o que sabemos, para já, sobre a adaptação a filme da controversa trilogia de E.L. James.
Para já, sabemos que os co-produtores de A Rede Social estão no projecto. O filme de 2010 de David Fincher, com Jesse Eisenberg no papel principal, “cede” Michael DeLuca e Dana Brunetti para a produção do primeiro capítulo das 50 Sombras. Também já foi escolhida argumentista: Kelly Marcel, que escreveu o épico de televisão de Steven Spielberg Terra Nova, além de Saving Mr. Banks, uma obra com Tom Hanks como Walt Disney que conta a história da elaboração de Mary Poppins.
No entanto, o filme não tem ainda realizador. Angelina Jolie é um dos nomes mais falados, após a actriz ter tido uma recepção crítica na corda bamba na sua estreia com In the Land of Blood and Honey. Diz-se que Bret Baston Ellis, inicialmente indicado para escrever, chegou a pensar trazer David Cronenberg a bordo, mas uma vez excluído o argumentista, o mesmo sucede com o mítico realizador. Quaisquer nomes para a realização são pura ficção, uma vez que os produtores DeLuca e Brunetti vieram já a público referir que estão ainda à procura de realizador, indicando que o posto não está ainda ocupado. Refira-se que a autora da trilogia pretende deter controlo criativo sobre a obra, sendo de prever que terá também uma palavra na escolha de cada nome.
E eis que chegamos à maior atracção do assunto: o elenco. Muitos nomes foram falados, nenhum confirmado e nenhum riscado. Abordaremos, por isso, alguns dos mais mediáticos, próximos ou não da realidade – algo que, nesta indústria, se confunde por diversas vezes com a ficção.

Christian Grey

Matt Bomer foi um dos nomes especulados, mas a sua aberta homossexualidade parece mantê-lo afastado do projecto. O protagonista de Apanha-me Se Puderes (TV), por mais indicado que possa parecer para o papel, parece ser um nome com pouca ressonância no panorama actual da adaptação dos livros ao cinema.
Para os fãs do Reino Unido, o nome mais indicado parece ser Henry Cavill. O novo Super-Homem (lançado para a ribalta com Os Tudors) está na calha para o papel de Grey, dois anos mais novo que ele e com a mesma fama junto das fãs britânicas. É dúbio que aceite o papel se tiver sucesso com Man of Steel, mas logo se verá. A ver vamos.
Ryan Gosling é simultaneamente a figura mais desejada e alejada do projecto. Tem os looks? Duh! Tem a aura? Claro. Tem a fama? Sim. Tem o perfil? Oh, yeah. Mas tem a agenda e a vontade de arriscar num projecto somente de entretenimento e com pouco sucesso junto da crítica? Não nos parece. O protagonista de Amor, Estúpido e Louco, Drive, Blue Valentine e Gangster Squad parece demasiado bem lançado nas boas graças da crítica internacional para pôr tudo em risco com mommy porn, como os livros são denominados.
Quem iria gostar de ver Ian Somerhalder abraçar o projecto seriam as fãs de Vampire Diaries. O playboy da televisão americana domina o pequeno ecrã e não falta quem aceite ir ver os filmes só para o ver a ele. O próprio referiu, em entrevista a Ryan Seacrest, que “poderia ser fantástico” encarar Christian Grey – e a autora dos livros admitiu ser fã de Vampire Diaries.
Também Alexander Skarsgard, de True Blood, foi um nome mencionado. Certo é que não faltam galãs da televisão à lista de possíveis candidatos. Os quatro actores acima referidos, juntamente com Cillian Murphy, compõem o top-5 das odds do site Paddy Powder para o polémico papel.
Claro que outros nomes (alguns absurdos, diga-se), são postos na roda da sorte: Christian Bale, Michael Fassbender, Channing Tatum e Robert Pattinson – o actor britânico até faria sentido devido ao facto de os livros terem tido origem numa fanfic erótica de Twilight, mas é pouco provável que se arrisque a ser “colado” a nova saga adorada por milhões de espectadores e odiada pela maioria dos críticos; Pattinson quer lançar uma carreira sólida e estável, com melhor reputação junto da crítica, algo que participar neste filme não permitiria – além disso, importa referir que E.L. James já deu o seu “não” à presença do actor no filme. Mais nomes: Alex Pettyfer - é bonito e tem o perfil, mas o talento não chega; Ryan Guzman – a estrela de Step Up Revolution é um nome pouco conhecido e poderá ser uma agradável surpresa; Shia LaBeouf foi também falado e o seu papel no vindouro Nymphomaniac poderá ajudar, mas é pouco provável dada a opinião geral sobre o seu “poder de atracção”.

Ana Steele

Aqui começam a soar as sirenes. Partilhando uma base de fãs alargada, os filmes Twilight parecem levar avanço junto dos fãs com o nome de Kristen Stewart – junto com o de R-Pattz. Algo altamente improvável – diria mesmo impossível – de acontecer, já que ambos os actores procuram um distanciamento das sagas de loucura adolescente e tentam agora relançar as suas carreiras aproveitando o trampolim de fama de Twilight e remodelando a imagem que a crítica tem de ambos.
Lucy Hale, da série Pretty Little Liars, é um dos nomes mais falados e também dos mais prováveis. Leva já o avanço das soap operas em relação às suas concorrentes, tendo também experimentado já o cinema. Mantenham a jovem actriz debaixo de olho: é das candidatas mais plausíveis ao papel principal d’As Cinquenta Sombras de Grey.
Alexis Biedel, a rapariguinha inocente de Gilmore Girls (não tão inocente assim nas suas aparições em Mad Men e The Kate Logan Affair) é uma possibilidade poderosa e uma das mais verosímeis candidatas ao papel da virgem de 22 anos que embarca nas tortuosas aventuras sexuais de submissão de Christian Grey. Fiquem atentos, porque o papel pode mesmo ir para a puríssima Rory Gilmore – ou melhor, para a não-tão-puríssima actriz que a interpreta.
Gossip Girl não podia faltar às especulações e desta feita coloca a actriz Katie Cassidy na calha para Ana. Já Shailene Woodley, de Os Descendentes, encontra-se também entre os nomes mais falados. Também Emilia Clarke parece ser uma forte possibilidade. Tal como Amanda Seyfried: a actriz americana, estrela de Mamma Mia! e do vindouro Les Misérables, traz a bagagem bem “quente” de Chloe e Jennifer’s Body e seria bastante apropriada ao papel.
Finalmente, as suposições mais absurdas: duas jovens e talentosas actrizes com o mesmo nome. Emma Watson acabou de aterrar nos Estados Unidos, vinda dos oito (!) filmes Harry Potter e é já considerada como uma das mais desejadas candidatas ao papel; pouco provável, pelas mesmas razões de Robert Pattinson e Kristen Stewart, especialmente tendo em conta que a jovem britânica dobra cada um deles em talento – e reputação junto da crítica internacional.
Por fim, Emma Stone. Tida como uma das melhores jovens actrizes de Hollywood da actualidade, não só não é britânica – algo que, no entanto, não seria necessariamente um entrave – como está demasiado bem lançada para dar tal tiro no escuro. A artista americana é adorada junto do grande público – feminino e masculino, especialmente entre os jovens – e começa a cimentar a sua popularidade junto dos grandes nomes do Cinema mundial. Depois de êxitos como Easy A, Superbad, Amor, Estúpido e Louco, As Serviçais e (espera-se) Gangster Squad, é altamente improvável e absolutamente inverosímil que Emma Stone aceite sequer o papel. Numa situação semelhante a Ryan Gosling – com a curiosidade de já ir no segundo par romântico com o actor – a talentosa jovem actriz, apesar de ser dos nomes mais apreciados e desejados para o papel, é também dos menos plausíveis. Podemos mesmo considerar a sua presença na película uma impossibilidade.
Gostaríamos de finalizar com o dado adicional de que ninguém – a não ser os produtores – foi ainda acrescentado ao projecto e que os nomes aqui falados oscilam muito facilmente entre fortes possibilidades e pura especulação. Procurámos apenas reflectir sobre os artistas mais frequentemente mencionados para os diferentes lugares, desde o realizador aos protagonistas, e dar a nossa opinião sobre a probabilidade de cada um deles aterrar no projecto. Para já, no que toca a As 50 Sombras de Grey, ficamos com muitos “se” e apenas uma certeza: público não faltará para ir ver o filme às salas…
(retirado de www.mundodocinema.pt)
 
Algumas imagens alusivas:
 
 

 
 
Protagonistas:

 
Dakota Johnson e Charlie Hunnam a representarem Anastasia Steele e Christian Grey.

Data de lançamento: Agosto 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário